Existem diversas profissões que as suas atividades podem acarretar riscos ao trabalhador, como quedas, cortes, entre diversos outros. E para garantir a segurança e bem-estar dos colaboradores, a utilização de equipamentos de proteção, conhecidos como EPIs, é de extrema importância e deve ser oferecido ao empregado.
Atualmente, o Brasil ocupa a quarta colocação no ranking mundial de acidentes de trabalho, e uma das principais causas dessa indesejada colocação é a negligência de colaboradores e empresas com os EPIs.
Sabemos da importância desses equipamentos, sendo eles, capazes de prevenir grande parte dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais dos trabalhadores, e por isso, existem diversos tipos de proteções das quais as empresas devem estar atentas para garantir essa segurança. Por isso separamos hoje as principais.
Proteção auditiva:
Sendo um dos equipamentos mais utilizados pelas empresas, essa proteção ajuda na realização de atividades em que as pessoas estejam expostas a ruídos altos e constantes. O mais utilizado é o protetor auricular ou tampões.
Proteção respiratória:
Os EPIs também atuam em serviços de agentes químicos, que sendo inalados, podem ser prejudiciais à saúde do colaborador. Nessas proteções, são fornecidas máscaras e respiradores com filtro que protegem o colaborador dos agentes contaminantes possivelmente inalados, como névoas, poeiras, gases, fumos e vapores.
Proteção visual:
Essa EPI se refere a qualquer impacto ou partícula que possa interferir diretamente na nossa visão. Sendo fornecido óculos de acrílico translúcido para a proteção dos globos oculares, como também modelos mais escuros para evitar a iluminação intensa e radiação UV.
Proteção facial:
Respingos químicos, impactos e poeira que possam vir em direção à face, devem ser utilizados equipamentos especiais para esse tipo de categoria. Nesse caso, é essencial proteger a região da face como um todo, fazendo o uso de EPI, como a máscara de proteção. Também, para evitar o risco de impactos contra a cabeça, os EPIs mais indicados são os capacetes.
Proteção das mãos:
Um dos EPIs mais importantes é o que oferece proteção às mãos. Elas são os membros essenciais, já que, em diversas funções, necessitam do seu uso em tempo integral. Por isso, para evitar acidentes que impossibilitem o uso das mãos, elas devem contar com uma proteção mais ampla, como luvas, creme protetor e dedeira.
Proteção contra quedas:
Qualquer tarefa executada acima de dois metros de altura do solo, é indispensável o uso de determinados EPIs, como trava-quedas, talabarte, ancoragem e cinturão de segurança. Assim, é possível evitar quedas do colaborador em locais instáveis ou altos.
A Longhi Equipamentos conta com uma ampla variedade de EPIs para atender setores e profissões diferentes. Em nosso catálogo, você encontra: Abrasivos; Acessórios, visores e lentes; Macacões de segurança; Máscaras de solda; Máscara Jato de Granalha; Óculos de Segurança; Proteção facial, entre diversos outros.
Entre em contato e saiba como podemos auxiliar você a propor melhorias práticas e soluções para a integridade e bem-estar dos colaboradores e produtividade da sua empresa.